Sou uma miúda que...

20:30:00

Sou uma miúda que estuda na área da saúde, portanto nenhuma definição do termo saúde seria melhor do que aquela que aprendi para passar os meus exames. Se bem me recordo, numa das mil folhas que tive que ler e estudar, estava algures escrito que saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social.

Em outras palavras, sermos saudáveis é muito mais do que comer cinco frutas e legumes por dia. Sermos saudáveis é muito mais do que não estarmos doentes.
Posto isto, só te podes considerar uma pessoa saudável a partir do momento em que há um equilíbrio nestas três componentes. Elas interagem entre si portanto caso uma se descontrole, as outras duas serão influenciadas negativamente.

E é agora que surge a dificuldade: manter o equilíbrio.

Mas a vida é tão complicada quanto maravilhosa, ou acredito que tudo depende de nós. Pelo menos, se eu sou ou não saudável depende de mim, assim como se tu és ou não saudável depende de ti.


A vida é fascinante e, eu, tu e qualquer outra pessoa somos o resultado disso. Diz-me lá que não te sentes extraordinário por seres um sem-igual ?


O que provoca em mim um estado de bem-estar, pode provocar em ti insatisfação. Eu sou intolerante à lactose e tu bebes leite sem teres qualquer sintoma de má disposição. Mas não é porque não tolero um constituinte de um alimento que vou deixar de o ingerir, fica sabendo que adoro aquele leite de soja que me custa quase dois euros.

Da mesma forma, não é porque não consigo subir o raio daquela estrada perto da minha casa a correr, que vou trocar a minha corrida matinal de cada domingo pelo sofá cinzento que tenho na sala. Fica sabendo que acredito em mim, seja qual for a situação. Já consigo subir mais de metade da inclinação a correr.





Eu sou uma mulher saudável, rodeada de pessoas positivas com caráteres fortes, que favorecem o meu bem-estar. Estas, constituem um ambiente propício para a minha saúde, as outras, eu não permito que entrem na minha vida.

No entanto, ser saudável é muito mais complexo do que aquilo que parece. Optar por teres um estilo de vida saudável vai exigir muito de ti - amor, curiosidade, sabedoria, paciência, coragem, força de vontade, esforço, dedicação, etc.
Ser saudável não se resume num texto, ser saudável tem continuação.

Com amor,
Eduarda 

No comments:

Post a Comment